Novos caminhos para encontrar soluções no jornalismo local, diverso e sustentável

Workshops, trocas de ideias e imersão: TechCamp Belém 2023 trouxe oportunidade única para sessenta iniciativas do Brasil

Redação por Gabriella Salame

Participantes do evento no Mercado Ver-O-Peso
Foto: Assessoria de imprensa Énois

O jornalismo local e independente se faz presente de ponta a ponta em nosso país, e este jornalismo é crucial para uma sociedade democrática, uma vez que contribui  para manter as instituições e os indivíduos responsáveis, promove a transparência e a prestação de contas, e capacita os cidadãos com informações essenciais para tomar decisões pautadas a partir de notícias, conectando pessoas a pautas do cotidiano regional das suas comunidades. Nesse contexto, é possível acompanhar iniciativas que o fortalecem através de aprimoramentos que se tornam fundamentais. Em Belém, a Embaixada e Consulado dos Estados Unidos, junto ao Énois, laboratório que trabalha para impulsionar diversidade, representatividade e inclusão no jornalismo brasileiro, promoveu de 13 a 16 de setembro,  o TechCamp 2023 sobre jornalismo local, diverso e sustentável. 

Entenda mais a seguir!

SOBRE O TECHCAMP

Antes de tudo, entenda que essa metodologia foi criada pelo Departamento de Estado em 2010, realizando workshops práticos que conectam participantes e especialistas em busca de soluções inovadoras para desafios específicos. Cerca de 2 mil pessoas de mais de 110 países já participaram de aproximadamente 40 edições do TechCamp. Natalia Molano, porta-voz do consulado geral dos EUA em São Paulo, explica resumidamente sobre o conceito. “É um modelo de dinâmica para trazer pessoas para encontrar os desafios e as soluções para os desafios mais complexos”, fala Natalia. 

Entre os dias 13 e 16 de setembro, sessenta iniciativas de comunicação de vinte estados brasileiros participaram do primeiro TechCamp Belém 2023. O objetivo foi contribuir para fortalecer o jornalismo local e combater a desinformação, oferecendo novas ferramentas e estratégias digitais, melhorando suas habilidades críticas e analíticas. 

Simone Cunha, diretora de sustentabilidade da Énois, fala mais sobre o objetivo do evento. “A gente organizou esse evento muito pensando em como a gente colocava as organizações de jornalismo local juntas para se olharem, se encontrarem, trocarem contatos, entenderem que elas tem umas às outras, saberem que tem outras organizações semelhantes em territórios diferentes, organizações diferentes no mesmo território e como que elas podem atuar em conjunto e compartilhar os problemas para construir caminhos de fortalecimento”, diz a diretora.

Em meio aos debates para pensar mais sobre diversidade e sustentabilidade em cada atuação dos envolvidos, a representatividade se fez presente.

EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

Os participantes do TechCamp tiveram a oportunidade de adquirir novas estratégias através de mentorias e trocas de experiências e conhecimentos, além de aprimorar suas habilidades críticas e analíticas. 

Olymata Nydiane, geógrafa e gerente comercial do veículo Território da Notícia, fala da sua percepção do evento. “Estar em um evento falando de jornalismo e vendo pessoas pretas e muitas mulheres é muito representativo.”, comenta Olymata. E para além, a geógrafa também fala sobre a importância do evento. “Eu acredito que esse evento é muito importante para conhecermos o jornalismo independente espalhado pelo Brasil, sabermos que não estamos numa luta sozinhos e para criar conexões”, explica.

Participante Olymata Nydiane
Foto: Maniva

Essa experiência não apenas amplia conhecimentos, mas também possibilita o fortalecimento para desempenhar um papel mais significativo na criação de um ambiente de informação que democratiza informação, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais informada e engajada, profissionais cada vez mais capacitados e conectados.

O jornalista manauara Gave Cabral, representante da Abaré Escola de jornalismo, também participou dos três dias de atividades e compartilhou sua visão com a gente. “Eu acho que essa é a grande riqueza que estamos construindo, essa troca, esse diálogo todo, eu acho que é isso que a gente não pode perder na verdade, essa colaboração do jornalismo que é muito importante e às vezes na correria do dia a dia a gente acaba perdendo. Então, o grande legado disso aqui tem que ser essa colaboração entre a galera que tá movimentando o jornalismo periférico no Brasil”, diz o jornalista.

Participante Gave Cabral
Foto: Maniva

O MOVIMENTO DE FORTALECER O JORNALISMO INDEPENDENTE

Fortalecer as iniciativas de jornalismo independente é de importância crucial. Em um mundo onde a desinformação e a polarização estão em ascensão, o jornalismo independente desempenha um papel vital na busca pela notícia apurada e com um novo olhar.

Ao capacitar os participantes com as ferramentas e estratégias necessárias para realizar investigações aprofundadas e críticas, o TechCamp Belém 2023 contribuiu para a diversidade de vozes e perspectivas no cenário midiático, o que é fundamental para uma sociedade democrática e plural e fortaleceu os profissionais envolvidos, gerando trocas, debates e mentes plurais pensando juntas. Sem dúvidas, é um modo de fortalecer o jornalismo local e independente e contribuir para o crescimento de uma mídia relevante em diversos contextos no Brasil. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que também pode se interessar.

Para acompanhar a gente nas redes sociais, acesse aqui

0Sem comentário

Deixe um Comentário